PAZ DE CRISTO: método de decisão ou estilo de vida?

"E que a paz que Cristo dá dirija vocês nas suas decisões, pois foi para essa paz que Deus os chamou a fim de formarem um só corpo. E sejam agradecidos. (NTLH)”
Colossenses 3.15



Durante muito tempo ouço esse versículo como sendo um tipo de "ferramenta" que devo utilizar quando estiver prestes a tomar alguma decisão, e de preferência uma decisão bem difícil, complexa. Mas será que é isso mesmo? É essa a aplicação prática desse versículo para a minha vida hoje?

Pensando sobre esse assunto me questionei:

  1. Se "paz de Cristo" é um método para tomar as minhas decisões, e se "paz de Cristo" significa tranqüilidade emocional, espiritual e etc., acho que a maioria das minhas decisões, já tomadas, não eram de Deus. Pois o que não faltou no caminho decidido, após a minha decisão com essa base, foram tempestades, descontroles, e conflitos.
  2. Se "paz de Cristo", como método de decisão, são batimentos cardíacos equilibrados sem nenhuma alteração, então no caminhar da decisão esses mesmos batimentos não deveriam se alterar. O que não é verdade na vida real!
  3. Sendo assim qual o sentido em Deus criar uma “ferramenta” que me dá paz para escolher, mas não me garante paz após a escolha?

O fato é que esse versículo não está tratando disso! O contexto desse versículo é: RELACIONAMENTO. Os versos 11 e 12 mostram isso.

Portanto a questão, aqui nesse versículo, não é se a PAZ (tranquilidade) tem sido a ferramenta que utilizo para tomar as minhas decisões, mas sim, se a PAZ DE CRISTO é o que GOVERNA meus relacionamentos, não importa a decisão que eu tome, não importa o caminho que siga!

Em tudo o que fizermos, seja a PAZ DE CRISTO os nossos pés, as nossas mãos, os nossos olhos, o nosso falar, o nosso agir, o nosso pensar, o nosso viver!

PAZ DE CRISTO é um jeito de viver!

“O ponto não é se Deus vai estar comigo no caminho que eu escolher, pois Deus pode ser achado em todos os caminhos, mas se EU vou estar com Deus nos caminhos que eu escolher.”

PAZ com todos!

ZAN

Comentários

OzJunior disse…
Zan, acredito que você tocou num ponto chave para nossa leitura bíblica, ou seja, os versos devem ser lidos dentro do texto em que se encontram. Palavras isoladas não significam nada.

Abraços do Jota.
Anônimo disse…
Muito bom Marcílio!
Nunca tinha pensado assim!
Mas concordei com vc, a vida real é outra!
Seu amigo, Marcelão

Postagens mais visitadas